Pecuária Sustentável
De forma simples, o termo pecuária sustentável pode ser definido como o conjunto de práticas adotadas em uma operação para promover o crescimento econômico e a lucratividade do produtor, sem comprometer o meio ambiente e gerar impactos negativos a médio e longo prazo. Portanto, é sobre agir hoje pensando no amanhã.
Há quem, equivocadamente, associe o conceito de sustentabilidade a agendas políticas ou mero marketing. Na prática, trata-se de uma demanda real e urgente, com efeitos diretos nos âmbitos econômico e ambiental. Provas disso são a ascensão do conceito de ESG – Environmental, Social, and Corporate Governance, e os desafios dos exportadores rurais brasileiros para não perderem mercado internacional devido a problemas como falta de monitoramento assertivo sobre a origem do produto, alto índice de emissão de GEE etc.
O que fazer para implantar um modelo de pecuária sustentável?
Felizmente, embora atender as demandas do mercado consumidor seja um grande desafio, há diversas iniciativas possíveis para desenvolver e consolidar a pecuária sustentável em sua operação. Alguns exemplos são:
Utilizar novas tecnologias e sistemas integrados de gestão e produção a favor da melhor utilização de recursos;
Dedicar atenção especial à nutrição e saúde animal, visto que a alimentação do gado é um dos fatores diretamente relacionados aos níveis de emissão de gases;
Investir no melhoramento genético dos rebanhos, como forma comprovada de melhorar os resultados obtidos, por exemplo, a partir da diminuição na idade média de abate, fator que diminui a emissão de gases e geração de excrementos;
Otimizar o consumo de água no campo, por meio de tecnologias em irrigação, armazenamento de água da chuva, reutilização de água residuária, entre outros.
Buscar exemplos práticos nas fazendas que são referências mundiais em inovação, produtividade e sustentabilidade. Entender o que funciona em operações de alto nível e aplicar de acordo com a sua realidade é um passo importante.
Quais são as principais vantagens da pecuária sustentável?
Ao promover uma cultura sustentável, o pecuarista obtém vantagens competitivas importantes: maior credibilidade no mercado, especialmente diante de compradores internacionais exigentes; otimização de recursos valiosos como ração, água e tempo; e aprendizado constante, que é matéria prima para melhoria contínua na operação.
Para o meio ambiente e, consequentemente, para toda a população, dos produtores aos consumidores, a pecuária sustentável auxilia na preservação de biomas, na manutenção da qualidade da água e do solo, na diminuição da temperatura global e na perenidade dos recursos naturais indispensáveis para o setor pecuário e para a vida no planeta.
Espero que essas informações possam ajudar você em seus estudos.
Até mais.
Fonte: www.redeagro.agr.br