A instituição CPEA

CPEA - Centro Paulista de Estudos Agropecuários

QUEM SOMOS

O Centro Paulista de Estudos Agropecuários atua desde 1989 e se destina a promover estudos e pesquisas na área agropecuária, além de formar mão-de-obra qualificada para várias atividades rurais e o agronegócio, através de cursos, palestra, simpósios, etc. A instituição tem como foco principal a capacitação de Técnicos em Agropecuária.

Os trabalhos se desenvolvem na sede em Embu das Artes/Cotia e no polo de Bragança Paulista. Mantém convênios e parcerias com a Embrapa, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Ceagesp, Fenata, Fetaesp, Senar e outros. Promove vários cursos de qualificação profissional, além do curso de formação de Técnicos em Agropecuária.

OBJETIVOS

A preparação básica para o trabalho de modo a formar o aluno capaz de se adaptar às novas condições de ocupação e promover o aprofundamento e continuidade de estudos. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, um ensino de cada disciplina.

MISSÃO

Formar profissionais com capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

DEPOIMENTOS DOS ALUNOS

Veja a opinião de nossos alunos e faça parte você também da família CPEA!

Wagner-Adão-Aparecido-Marques

Wagner Adão Aparecido Marques

Técnico em Agropecuária - Formado em 2010 - CPEA

“Em 2008 comecei meus estudos no colégio CPEA na unidade de Bragança Paulista, na época trabalhava na empresa de melhoramento genético Sakata Sudamérica e atuava no departamento de pesquisa com a cultura do tomate, por gostar muito desta área agrícola e do melhoramento genético foi grande e decisivo o motivo no qual busquei me qualificar para seguir carreira e me tornar técnico na área.
Me formei e no ano seguinte tive minha primeira alteração de cargo passando a ser encarregado de campo. Seguindo meu trabalho e colocando os conhecimentos adquiridos em sala de aula ministrada pelos professores do CPEA no qual tenho uma gratidão enorme por cada um deles, logo tive minha oportunidade de exercer o cargo Técnico dentro da companhia, função no qual era tão almejada por mim.
Em 2018 após 18 anos se encerrou meu ciclo dentro da empresa.
Agora trabalho na Hortec Tecnologia de sementes como Técnico Agrícola, atuo no Departamento de Pesquisa e Melhoramento Genético com as principais hortaliças do mercado, como também atuo na gestão dentro do departamento e da estação de pesquisa e suporte ao desenvolvimento, produção, rh, compras e demais departamentos da empresa.
Deixo por aqui ao colégio CPEA meu muito obrigado e sucesso a todos nós.”

Betina-Chaluppe-Pinholato

Betina Chaluppe Pinholato

Técnica em Agropecuária - Formada em 2019.

“CPEA significa para mim escola e família. Escola pelo grande e amplo conhecimento passado, repleto de informações, inovações e vivências dos professores e sempre muito bem aplicados  nas aulas práticas e teóricas. Família por sempre estar junto com você, te apoiando e incentivando do  início ao final. Hoje atuo em área diferente das duas áreas que tenho formação, porém sempre coloco em prática meus conhecimentos no sítio da minha família, lugar onde gera frutos incríveis em todas as atividades que realizamos. Gratidão em fazer parte da família CPEA.”

Milagro-Mateo-Gonçales

Milagro Mateo Gonçales (Milla)

Técnica em Agropecuária - Formada em 2016

“Aproveito esta oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para  que eu chegasse até aqui.
Ao saudoso professor Fernando que me  deu a oportunidade para o aprendizado, a todos os colaboradores da escola, a diretoria sempre prontos a nos ajudar, a todos os professores que com muito carinho e esforço conseguiram  passar todo seu conhecimento.
Hoje sou produtora de amora preta na cidade de Juquitiba SP, desenvolvo um trabalho na apicultura racional com melhoramento genético e introdução de rainhas  Italianas de Fernando de  Noronha e presto assistência técnica em agropecuária.
Gratidão a toda família CPEA.”

CLAUDIO-MARTINS-DE-OLIVEIRA

Claudio Martins de Oliveira

Técnico em Agropecuária - Formado em 2019.

“Só tenho que agradecer a todos do CPEA , toda a experiência  foi ótima! Me tornei uma pessoa e profissional melhor. Hoje consigo aplicar todo o conhecimento em meu trabalho, além de ter conquistado uma valorização financeira como responsável técnico.
Obrigado ao diretor Iuri Quadros, aos professores e a toda equipe CPEA.
Para aqueles que buscam o conhecimento, recomendo o CPEA!”

César-Donizete-Coelho-Dias

César Donizete Coelho Dias

Técnico em Agropecuário – Formado em 2018 | Mestre Cervejeiro – Formado em 2019 | Auxiliar de Veterinário - Formado em 2020.

“O CPEA é uma escola que se preocupa com o aluno desde o transporte de alunos em ponto de encontro em Embu das Artes até a Escola,  ótimos e competentes professores que vivenciam a disciplina,  equipe do almoço que é muito boa, a administração que nos ajuda em todas as necessidades. Enquanto fazia o curso de Técnico em Agropecuária, tive uma  perda de visão (60%) devido a um glaucoma, o diretor Iuri, a coordenadora Tatiana, os professores e alunos, todos me auxiliaram e proporcionaram ferramentas e meios para que pudesse concluir o curso, adquirindo o máximo de conhecimento. Tanto que após isso, me formei também como Auxiliar de Veterinário e ainda fiz o curso de Fabricação Artesanal de Cerveja.
O CPEA é mais que uma simples escola é uma Família!
Não via a hora da semana passar pra voltar ao CPEA… e rever a todos.”

Raimundo-Nonato-Gonçalves

Raimundo Nonato Gonçalves

Técnico em Agropecuária - Formado em 2007 - CPEA

“Olá pessoal, sou formado em Técnico em Agropecuária pela unidade de  Embu das artes e sou muito grato a escola.  Agradeço a Deus por ter o privilégio de ter estudado no CPEA, foi lá que eu aprendi as técnicas de manejo com os animais, técnicas de plantação, planejamento, como lidar com os agrotóxicos e seu manuseio correto. Hoje tenho uma propriedade no Maranhão, onde procuro aplicar todos os conhecimentos que adquiri.”

CAROLINE-SALES-CANELHA

Caroline Sales Canelha

Auxiliar de Veterinário – Formada em 2020 - CPEA

“Melhor lugar que eu poderia ter escolhido para fazer o curso de Auxiliar de Veterinário! Toda a equipe do CPEA é maravilhosa, sinto saudades até hoje de passar meus sábados na escola! Professor Márcio é incrível, um profissional maravilhoso e que realmente ama o que faz!
Graças ao curso de Auxiliar de Veterinário do CPEA de Embu das Artes, descobri o que me motiva todos os dias e hoje eu sei que quero ser Médica Veterinária, área que estou a cada dia mais apaixonada! Hoje trabalho em um projeto de abrigo de cães, que tenho muito orgulho em fazer parte e mais orgulho ainda em dizer que se não fosse a essa escola maravilhosa, isso não seria possível!
Muito obrigada Iuri, Tati, Prof. Dr. Marcio, colegas e até a equipe do refeitório, que fazem uma comida maravilhosa! “

PARCEIROS

Contamos com empresas parceiras que colaboram com o desenvolvimento de nossos cursos.