Cuidados com a Higiene Bucal dos Pets

Cuidar da saúde bucal dos pets é muito importante, a higiene bucal dos pets não é apenas para manter os dentes brancos e evitar o bafo, é importante para eliminar as placas bacterianas que se formam nos dentes e gengivas do amigo de estimação.
O que acontece se a higiene bucal não for feita corretamente?
Quando a higiene bucal não é feita de forma correta são formadas placas ricas em bactérias que podem causar cáries, tártaro e até infecções. Em casos mais graves, existe a possibilidade das bactérias penetrarem na corrente sanguínea causando infecções graves, problemas renais, intestinais, hepáticos e cardíacos, podendo levar seu pet a óbito.
Como ocorre com os humanos, os cães e gatos possuem dois tipos de dentição:
• Dentes de leite;
• Dentes permanentes.
As trocas de dentição ocorrem aproximadamente entre o terceiro e o sexto mês de vida do pet, porém em algumas raças pequenas de cães, pode não acontecer a troca completa dos dentes, portanto, é importante começar a escovação logo nas primeiras semanas de vida.
Para escovar os dentes de seu pet é necessário utilizar pasta de dente específica para animais, de preferência com propriedades antibacterianas, não se deve utilizar pasta de dente humana pois são tóxicas para eles.
Utilize uma escova de dente específica para animais, que seja eficiente e não machuque na hora da escovação. Assim como no caso da pasta de dente, não é recomendado utilizar escova de dentes para humanos pois a escovação não será eficiente e, em alguns casos, pode machucar o pet.
O ideal é escovar os dentes de cães e gatos uma vez por dia ou no mínimo três vezes na semana. Intervalos maiores podem causar acúmulo de placas, o que torna mais difícil a remoção.
Passe a escova por todos os dentes do pet, com delicadeza, não precisa fazer força para não machucar a gengiva. Faça a escovação sem pressa.
No início, você terá de fazer com que o pet se acostume com a escovação, a dica é tornar a escovação divertida como se fosse uma brincadeira. A pasta para pet não é tóxica e pode ser ingerida, portanto não é necessário enxaguar.
Outros fatores são importantes para manter a higiene bucal, como a alimentação adequada e rações secas que ajudam a eliminar placas e tártaros. Existem petiscos que ao comer, ajudam a limpar os dentes.
É muito importante que o pet seja levado periodicamente para consultas de rotina, para confirmar se a escovação está sendo feita de forma correta e se a saúde bucal do animal está em dia. Isso irá prevenir que problemas e doenças graves aconteçam com os dentes do pet.
Consultar periodicamente o médico veterinário é importante para que possa analisar com eficiência a presença de tártaro ou placas bacterianas e indicar o melhor método para cuidar da saúde bucal de seu pet.
Esperamos que essas dicas ajudem você em sua jornada de aprendizado e se você tem interesse em se aprofundar ainda mais no assunto conheça nosso curso de auxiliar veterinário.
Nos vemos no próximo artigo.