6 Dicas para Melhorar a Gestão do Agronegócio
1: Planejamento geral
Como seu negócio irá implementar uma Gestão eficaz? Como estruturar um processo de gestão no seu negócio? Quais as ferramentas essenciais para que tudo aconteça como o planejado? Seu agronegócio está realmente preparado para crescer?
Antes de mais nada, é extremamente importante que haja um planejamento aprofundado, com determinação de metas, objetivos e com visão ampla de como alcança-los. Para aumentar a eficácia da Gestão no Agronegócio, todas estas questões precisam ser respondidas.
2: Coloque em prática os pilares estratégicos
Os três pilares básicos para uma boa gestão são os processos estratégicos, operações táticas e práticas operacionais.
Dentro dos processos estratégicos estão todos os pontos que seu Agronegócio pode melhorar. É a parte de planejamento da gestão, aqui você precisa determinar os melhores caminhos para alcançar lucratividade e quais serão as ferramentas necessárias para auxiliar na produtividade.
Dentro de operações táticas estão todos os relatórios e processos padrões que precisam ser estabelecidos no dia a dia da produção. Tudo precisa ser registrado, almoxarifado, administração, comercial, etc. O desenvolvimento de relatórios completos é muito importante para auxiliar na Gestão do Agronegócio.
E em práticas operacionais temos as ações como ferramentas de resultados. Aqui o gestor precisa mapear quais são as dificuldades e quais processos precisam ser implantados no dia a dia da produção. Um cronograma de atividades precisa ser desenvolvido para que as metas determinadas sejam alcançadas.
3: Invista em ferramentas de gestão
A tecnologia está aí para auxiliar cada vez mais o setor de Agronegócio. Hoje em dia existem várias ferramentas de gestão que podem colaborar com o aumento da produtividade e simplificar processos que antes eram complexos.
Há um investimento inicial para que as ferramentas essenciais de gestão sejam implantadas, porém o retorno do investimento e resultados tangíveis são muito maiores.
4: Controle de custos
Um fator que impacta muito o setor agropecuário. Nessa questão há uma importância ainda maior da Gestão do Agronegócio, pois sem o controle de custos não há lucros, e provavelmente haverá mais prejuízos do que a lucratividade.
Através da Gestão há possibilidades de encontrar gaps e aproveitar oportunidades que geram melhorias de processo. Tudo isso colabora diretamente com o sucesso do Agronegócio.
5: Avalie resultados
Não há chances de um negócio ser bem-sucedido, se os resultados não são avaliados. A metodologia que você usa traz mais pontos positivos do que negativos? Se o gestor não sabe a resposta, fica difícil fazer o negócio crescer. A chance de estagnar ou dar lugar a uma longa crise será muito maior.
É preciso entender o que está funcionando e o que precisa ser modificado. Desenvolver boas práticas de gestão e realizar auto avaliações constantes é a melhor forma de saber se os resultados estão sendo alcançados como deveriam.
6: Treinamento
Um treinamento de qualidade aplicado a pequenas, médias e grandes propriedades é fundamental para melhorar a Gestão do Agronegócio. A eficácia operacional de empresas agroindustriais não é suficiente para manter um posicionamento no mercado.
Para isso, é importante a implementação de uma estratégia de Gestão adequada para a inserção e permanência segura no mercado.
Seguindo essas dicas você terá muito mais eficácia em sua gestão.
Esperamos que essas dicas ajudem você em seu processo de aprendizagem.
Até a próxima.