Tecnologias Utilizadas na Agricultura

A Internet das Coisas (IoT) simplesmente se refere a dispositivos que estão interligados em uma rede, como termostatos inteligentes e monitores de condicionamento físico.
Alguns dos novos dispositivos de IoT são exclusivamente utilizados na agricultura. Por exemplo, os sensores de solo permitem que os agricultores monitorar a umidade do solo, temperatura e nível de nutrientes. Isso ajuda os agricultores a maximizar a produtividade da sua colheita. Também permite que os agricultores monitorar a temperatura e a umidade no interior de seus celeiros, o que ajuda a prevenir o apodrecimento das colheitas. Além disso, os dispositivos de IoT também podem ajudar os agricultores a controlar os níveis de água e fertilizantes nas suas propriedades, o que ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade da sua colheita.
Conheça abaixo algumas tecnologias que tem ajudado agricultores.
Drones
Os drones também estão transformando a forma como os profissionais da agricultura trabalham. Esses dispositivos estão sendo usados para ajudar os agricultores a realizar várias tarefas, incluindo a coleta de dados relacionados à produtividade, monitoramento de problemas ambientais e de plantas, aplicação de pesticidas, monitoramento de terras e muito mais. Isso permite que as operações agrícolas sejam mais eficientes, melhorem a produtividade, aumentem a lucratividade e, ao mesmo tempo, preservem os recursos. A automatização dos processos de cultivo oferecida pela tecnologia de drones também garante que as tarefas sejam concluídas em um menor tempo e gastos. Como resultado, os agricultores têm mais tempo para pensar estrategicamente em sua empresa e planejar melhor, o que também aumenta a lucratividade.
SISTEMAS DE GESTÃO E MONITORAMENTO AGRÍCOLA
Sistemas de gestão e monitoramento agrícola (GEMAS) são sistemas especializados projetados para monitorar e gerenciar operações agrícolas e recursos. Esses sistemas permitem que agricultores e profissionais da área acompanhem e gerenciem operações agrícolas ao longo do tempo. Eles fornecem dados sobre práticas agrícolas, incluindo a irrigação, adubação, erosão do solo, solos e nutrientes. Eles também ajudam a gerenciar problemas de saúde de plantas e cultivos, temperatura, umidade, luz, pesticidas e muito mais. Mais comumente, esses sistemas são usados para monitorar meticulosamente os padrões climáticos e dados ambientais dos locais, para prevenir doenças, infestações de pragas, ameaças à qualidade da água e ao meio ambiente, além de preparar a terra para a colheita. Sistemas de GEMAS também fornecem informações sobre a produtividade, qualidade e rastreabilidade dos produtos, permitindo que os agricultores realizem suas tarefas de forma mais eficiente e eficaz.
MONITORAMENTO DE PRECISÃO AGRÍCOLA
O monitoramento de precisão agrícola é o uso de informações obtidas a partir de veículos eletrônicos, sensores, sistemas de software e GPS para coletar informações precisas em tempo real de uma fazenda ou área agrícola. Os dados são usados para monitorar, rastrear e registrar informações relacionadas ao trabalho de campo, como preparo do solo, semeadura, irrigação, fertilização e colheita, bem como a produção e qualidade da colheita. Essas informações ajudam os agricultores a gerenciar seus lugares de forma mais eficiente, sendo benéficas para a saúde do solo, para a conservação de energia e água, ao mesmo tempo em que ajuda a otimizar o rendimento das lavouras. Além disso, também pode ajudar na previsão de safras e na detecção precoce de doenças da planta, pragas etc.
CULTURA HÍBRIDA AGRÍCOLA
A cultura híbrida agrícola é um tipo de produção agrícola que usa técnicas e práticas combinadas das culturas tradicionais e modernas com o objetivo de maximizar e otimizar o uso dos recursos naturais da terra. Essa forma de agricultura pode incluir, entre outros, técnicas de irrigação, fertilizantes químicos, sementes híbridas e pesticidas, assim como práticas de agricultura biológica, de tempo de plantio e colheita e biodiversidade, entre outros. Dessa forma, a cultura híbrida agrícola incorpora os melhores aspectos das cultures tradicionais e modernas para obter os maiores resultados com a menor quantidade de recursos. Essa abordagem pode oferecer benefícios na melhoria da qualidade, produtividade e eficiência da produção agrícola.
Esparamos que essas dicas ajude você em seus estudos.
Até a próxima.