Conheça os Tipos de Criação
Diversos são os tipos de gado: os bovinos, os ovinos, os suínos, os caprinos, os asininos, os equinos e os muares.
Tipos de criação bovina
Extensiva – gado solto nas pastagens onde são criados novilhos e engordados o “gado de corte”, bois que servem para a produção de carnes para mercado.
Intensiva – gado criado em estábulos, normalmente vacas para a produção de leite. Na criação intensiva, a utilização de rações adequadas e os cuidados veterinários possibilitam a inseminação artificial e a seleção de touros e de raças.
Os maiores rebanhos bovinos do mundo estão localizados na Índia, nos Estados Unidos, na Rússia, no Brasil, na Austrália e na Argentina.
Um tipo de gado bovino muito produzido hoje é o búfalo, principalmente na Índia, na China, no Paquistão e nos Estados Unidos.
Tipos de criação ovina
Intensiva – criação de ovelhas para a produção de lã, principalmente na Austrália, na Nova Zelândia e na Rússia.
Extensiva – ovelhas de corte para a produção de carne.
Tipos de criação suína
Extensiva – criação de porcos para a produção de banha e de carnes para consumo do próprio produtor. Nesse tipo de criação, pouco são os cuidados técnicos e com a higiene.
Intensiva – porcos estabulados com cuidados científicos e muita higiene; destinados a produção de couro e carnes para indústrias e frigoríficos.
Os maiores rebanhos de suínos no planeta estão na China, Estados Unidos, Rússia e Brasil.
Tipos de criação caprina
Extensiva – criação de cabras para a produção de carne, mais comum em regiões de relevo acidentados e de climas semiáridos ou áridos.
Intensiva – produção estabulada de cabritos para o aproveitamento da pele e da carne e de cabras fornecedoras de leite.
A China, a Índia e a Itália são os grandes produtores.
Tipos de criação asinina
Extensiva – jumentos e jegues destinados para corte ou para o uso na tração animal (carroças puxadas por jumentos são um exemplo de tração animal).
Intensiva – para selecionar reprodutores.
Tipos de criação equina
Extensiva – criação de éguas e cavalos para tração, montaria ou corte.
Intensiva – estabulada e com o propósito de selecionar e preparar éguas e cavalos para atividades esportivas (“corrida de cavalo” e “partidas de polo”).
Muares
Burros e bestas ou mulas originadas pelo cruzamento entre equinos e asininos.
Avicultura
É a criação de aves para o corte e para a produção de ovos. Nas áreas rurais de quase todos os países do globo são criados galinhas e frangos, gansos, marrecos, codornas, perus e patos. O mais importante rebanho de aves, quantitativamente e quanto ao valor econômico, consiste nos galináceos (frangos e galinhas).
Tipos de criação galinácea
Extensiva – destinada ao corte sendo a carne consumida pelo próprio produtor ou enviada para frigoríficos com a objetivo de aproveitamento econômico.
Intensiva – criação feita em granjas e fundamentalmente voltada para a produção de ovos.
Outras atividades
Piscicultura – criação e reprodução de peixes e crustáceos em cativeiro (no Chile, destaca-se a criação de salmão; no Brasil está bastante difundida a criação de trutas).
Sericicultura – criação de casulos de bichos-da-seda, amplamente praticada na Ásia (China, Japão, República da Coreia ou Coreia do Sul e na República Democrática da Coreia ou Coreia do Norte, os maiores produtores mundiais de seda).
Espero que essas informações te ajudem em seus estudos.
Até a próxima.