Como Plantar Tangerina Orgânica: Fruta Cítrica que é um Sucesso de Sabor
Vamos descobrir como plantar tangerina orgânica, também chamada de bergamota, vergamota, mimosa, tanja ou mexerica. Amplamente consumida entre muitos brasileiros e uma das mais queridas entre as árvores frutíferas, a tangerina é fonte de vitaminas (principalmente vitamina C), minerais, fibras, flavonoides e de antioxidades, além de melhorar a saúde do intestino e estimular o sistema imune.
Embora consumida nas mais diversas formas, a tangerina é utilizada também na fabricação de cremes para a pele e o cabelo. Seu extrato atua como hidratante e adstringente, nutrindo a pele e clareando manchas. Além disso, no cabelo atua estimulando seu crescimento e evitando a seborreia.
Cuidados essenciais antes do plantio de Tangerina Orgânica
Temperatura
Reserve um local de sua casa que tenha temperaturas entre 23°C e 32°C, além de ter uma proteção contra baixas temperaturas.
Origem da muda ou semente
Adquira mudas de viveiros certificados e sementes de frutos orgânicos, a fim de garantir um melhor vigor e desenvolvimento da planta.
Como Plantar Tangerina Orgânica
Em um vaso, coloque primeiro uma camada de pedras para facilitar a drenagem da água e evitar a perca de terra na parte de baixo.
Logo após, faça uma alternação de camadas de areia e terra, o que propicia uma maior disponibilidade de minerais para o seu desenvolvimento.
Adicione um pouco de fertilizante bovino junto da terra e misture bem.
Faça um buraco de aproximadamente 2 cm de profundidade e coloque a semente ou a muda de tangerina (caso opte pela semente, certifique-se que ela esteja totalmente seca).
Após ela ter crescido um pouco, transplante-a para um quintal com amplo espaço para que ela se desenvolva bem. Sua frutificação ocorrerá a partir do segundo ano após o plantio, podendo viver até 20 anos.
Tratos culturais
Como a tangerina possui o hábito de produzir mais em um ano do que no outro, a recomendação é de se retirar os frutos menores e menos sadios quando eles estiverem com 1,5 cm de diâmetro. Tal procedimento evita o comprometimento da planta devido à alta quantidade de frutos.
Utilize um fertilizante orgânico rico em magnésio, zinco e ferro. Ele dever ser utilizado no início do plantio e nos meses de setembro, novembro e fevereiro, com a primeira aplicação de 350g aumentando gradativamente até atingir 1kg no final do quarto ano. Substitua o tipo de fertilizante a partir do quinto ano.
Não se esqueça também de realizar anualmente, após o período de colheita, as podas dos galhos secos. Tal procedimento garante melhor rendimento na frutificação.
Atente-se para o ataque de pragas, principalmente a mosca-da-fruta, controlando sempre através de métodos sem aditivos químicos.
Esperamos que essas dicas ajudem você em seus estudos.
Até a próxima!
Fonte: https://thiagoorganico.com/como-plantar-tangerina-organica/