Dicas para Produção de Abacate Mais Produtiva
A produção de abacate no Brasil vem tomando força devido às diversas qualidades e à versatilidade que o fruto apresenta. Além disso, cita-se, ainda, a tamanha aceitação do abacate pelo mercado interno, sendo o Brasil o sexto maior produtor no mundo.
Vale ressaltar que o cultivo se mostra rentável ao produtor, apresentando a possibilidade de escoamento tanto ao mercado interno como para exportações.
Dependendo da variedade cultivada, um pomar entre oito a dez anos pode apresentar uma produção de 200 a 600 kg por planta ao ano. Entretanto, para que o pomar atinja a produtividade esperada e traga retornos financeiros, é ideal que os manejos realizados sejam executados corretamente e periodicamente. Buscando sempre garantir a maximização na produção.
Realizar adubação para aumentar a produção de abacate
Primeiramente, é necessário que a adubação seja feita regularmente de acordo com o ciclo produtivo do abacateiro, ou seja, acompanhando a implantação, formação e produção da planta. Recomenda-se a aplicação de adubo orgânico e mineral para suprir as necessidades da planta.
Para garantir assertividade na adubação, é ideal que sejam feitas análises de solo e foliar para avaliar as necessidades e também acompanhar a eficiência de aplicação na área, avaliando possíveis faltas e/ou excessos nas dosagens introduzidas na produção de abacate, possibilitando uma correção precisa para atender a cultura.
Se atentar ao sistema radicular e plantas daninhas
Além disso, os abacateiros possuem um sistema radicular relativamente superficial. Favorecendo assim, a competição com as plantas daninhas e pode influenciar negativamente o desenvolvimento do pomar, levando a perdas produtivas expressivas. Nesse sentido, o manejo de plantas daninhas nos pomares de abacate é um ponto fundamental para garantir que não haja competição entre a cultura de interesse e plantas indesejadas durante os períodos críticos da produção.
Realizar a poda adequada
Por fim, a poda é um trato cultural de tamanha importância para estimular a renovação dos pés e manter a produtividade das plantas de abacate, sendo essenciais para a retirada de ramos ladrões. As podas devem ser bem executadas, a fim de beneficiar a produção de frutos.
Nesse sentido, elas são feitas de acordo com as características de espaçamento e cultivar do seu pomar. Têm como principal objetivo a redução e maior aeração dos abacateiros, que estimulam, consequentemente, a maior produção de frutos de abacate.
Sendo assim, a execução e integração desses manejos no seu sistema produtivo trarão maior assertividade e segurança para a sua produção de abacate, tornando-a mais produtiva e muito mais lucrativa.
Esperamos que essas informações possam auxiliar em seus estudos.
Até a próxima.
Fonte: https://www.esalqjuniorconsultoria.com/