6 Tecnologias que Auxiliam o Agronegócio

O uso da tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, e não é diferente no agronegócio. Muitos iniciantes acreditam que na agricultura e pecuária tudo é feito de forma manual e não fazem idéia do quanto a tecnologia utilizada no campo é inovadora aumentando a produção, segurança e qualidade das produções.
Venha conhecer com a gente algumas dessas inovações!
-
Drones
Os drones são sucesso no mundo inteiro, seja para entreter, seja para desempenhar funções primordiais na lavoura. Controlados remotamente no ar, os drones são bastante versáteis para ajudar o agricultor, já que desempenham várias funções e têm um custo relativamente baixo, dependendo modelo.
Se bem utilizado, os drones podem proporcionar diversos benefícios, como: acompanhamento e análise da lavoura, auxílio na pulverização das plantações, vigilância da lavoura e dos animais, facilitação na telemetria, monitoramento de desmatamentos e muito mais.
Sistemas para Coleta de Dados
A coleta e análise de dados são feitas para melhorar processos e tomar decisões mais assertivas.
Esses dados são coletados através de softwares e sistemas especializados, podendo ser aplicados em qualquer propriedade rural: desde as mais pequenas às mais robustas.
Alguns exemplos são:
Análise de dados meteorológicos, a fim de escolher melhores épocas de cultivo, quantidade de irrigação necessária e tempos de colheita específicos, para garantir o máximo de aproveitamento da produção;
Análise da qualidade do perfil do solo, sua fertilização, presença ou ausência de nutrientes e adubações necessárias, a fim de aumentar a produção e tratar a saúde do solo a longo prazo.
Aplicação de fertilizantes em doses específicas, reduzindo o desperdício e gastos desnecessários;
Através da coleta desses dados é possível conquistar resultados mais satisfatórios e auxiliar o produtor rural.
-
Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) é outro tema que vem sendo bastante discutido no campo nos últimos anos. A IoT é definida pela conexão de aparelhos gerando uma rede de informações úteis ao usuário e essa tecnologia já vem sido usada há muito tempo em outras áreas, ganhando cada vez mais força na agricultura.
Sendo um dos pilares para a agricultura de precisão, a Internet das coisas consegue integrar diversas informações do campo, como: localização geográfica, previsões meteorológicas, dados do solo, dados das máquinas em atividade e muito mais. Com esses dados, dependendo da necessidade do solo ou da máquina, ou mesmo da previsão meteorológica, o agricultor consegue tomar decisões mais rápidas que impactam diretamente nos resultados.
-
Melhoramento genético e biotecnologia
Outra grande inovação das tecnologias no agronegócio é o melhoramento genético e biotecnologia.
Sementes geneticamente melhoradas tendem a apresentar menor incidência de pragas, maior adaptabilidade às condições locais e, consequentemente, maior produtividade para o produtor rural.
Vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e verificar se essa é uma tecnologia viável para o modelo de negócios da sua empresa rural. Leia também sobre agricultura vertical, que tem tudo a ver com a temática.
-
Dispositivos móveis
Apesar de já serem amplamente usados, os dispositivos móveis como celulares e tablets tendem a ter um uso ainda mais intenso e aprofundado nas fazendas.
Afinal, é preciso unir todas as outras tecnologias a sistemas de visualização simples e intuitivos, a fim de viabilizar o tratamento e interpretação dos dados coletados.
-
Software de gestão
Uma inovação que facilita a vida do empreendedor rural são os softwares e aplicativos de gestão para auxiliar na operação administrativa da propriedade. Como todos sabem, a agricultura envolve diversas etapas que precisam ser realizadas para atingir o resultado final. Tudo precisa ser detalhadamente planejado para obter os melhores resultados: hora de plantar, de irrigar, de colher… tudo precisa ser exatamente calculado.
Pensando nisso, esses softwares de gestão agrícola são feitos para te ajudar a organizar, planejar e calcular tudo que deve ser feito. Basta inserir os dados que ele irá avisá-lo das atividades a serem realizadas, das projeções de resultados, entre outras coisas. Hoje, as famosas planilhas de papel, usadas antigamente para tentar organizar a gestão, deram lugar as planilhas digitais, que estão armazenadas no computador, no smartphone ou tablet e até na nuvem, podendo ser acessadas quando e onde quiser.
-
Equipamentos autônomos
Os equipamentos autônomos, como o próprio nome sugere, são máquinas autoguiadas, que geralmente não necessitam de operadores ou muitos funcionários.
Os tratores autônomos, por exemplo, são guiados por GPS à distância, através de celulares ou computadores, com apenas um responsável especializado.
Isso significa que os proprietários não precisariam se preocupar com a contratação de motoristas ou operários de máquinas, reduzindo custos a longo prazo.
Agora você já conhece algumas tecnologias que auxiliam o agronegócio e entendeu como cada uma pode colaborar para um dia a dia mais produtivo nas fazendas e propriedades rurais. Mas, não esqueça, para que tudo funcione de forma assertiva você ainda precisa de profissionais qualificados capazes de operar e gerenciar cada um desses recursos.
Até o próximo artigo.