OS CURSOS

Cursos na Unidade Bragança Paulista:

•  Técnico agropecuária

SOBRE O CURSO
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, atrás apenas da China e Estados Unidos. No Brasil é a bebida de maior preferência e desta forma a oportunidade de negócios neste setor são muitas.
A cerveja artesanal está Inserido neste mercado e é hoje um dos segmentos com grande potencial de expansão. Uma tendência já confirmada em países da Europa e Estados Unidos que vem sendo correspondida pelo mercado brasileiro, basta observar o aumento do espaço dedicado nas gôndolas do varejo, sendo que os consumidores cada vez mais exigentes procuram produtos diferenciados, impulsionados por uma tendência de valorização da gastronomia e sensorialidade. Este curso com ênfase em produção de cerveja, aborda também a produção de outras bebidas fermentadas, como vinho e hidromel.
O objetivo é fornecer conhecimentos práticos e teóricos sobre as etapas de produção de cerveja artesanal, matérias-primas, aspectos da fermentação, maturação, envase e análise sensorial.
O curso é destinado a quem procura uma oportunidade de trabalho no segmento de bebidas, seja na fabricação, comércio ou serviço. Mas também atende a entusiastas, curiosos e amantes de bebidas artesanais que procuram iniciar sua própria produção.
As aulas serão ministradas aos sábados das 09h00 às 17h00, com intervalo para almoço, o curso é dividido em quatro encontros, distribuídos em cinco semanas.

Os tópicos abordados são:
Principais fatos históricos da cerveja
Tipos e estilos de cerveja
Matérias- primas
Equipamentos
Processo de produção
Brassagem
Limpeza e sanitização
Fermentação
Maturação
Envase
Aspectos sensoriais
Elaboração de receitas

Tema: Fabricação das bebidas alcóolicas mais consumidas no Brasil, com ênfase e produção de cerveja e vinho.

Objetivo: Fornecer conhecimentos práticos e teóricos relativos a fabricação de cerveja, vinho, fermentados e destilados, desde a matéria-prima até o produto final.

Conteúdo: O conteúdo será desenvolvidos em 4 (quatro) aulas conforme descrição abaixo:


1ª Aula
Prática e expositiva, desenvolvimento prático de fabricação artesanalmente de 1 (uma) receita de aproximadamente 20 litros de cerveja e 1 (uma) receita de vinho tinto de mesa com aproximadamente 20 litros.
Na fabricação de cerveja os alunos acompanharão as seguintes etapas do processo: moagem do malte, mosturação (preparação do mosto), filtragem, fervura, resfriamento e inoculação das leveduras, análises de densidade e teste do Iodo.
Na fabricação do vinho: desengace, esmagamento e inoculação de leveduras, análises de densidade e chaptalização.

2ª Aula
Teórica. Conteúdo: principais fatos históricos da cerveja, tipos e estilos de cerveja, matérias-primas, equipamentos, malteação, sacarificação durante a mostura, aspectos da fermentação e cálculos práticos aplicados.

3ª Aula
Teórica. Conteúdo: principais fatos históricos do vinho, tipos e variedades de vinho, equipamentos, aspectos da fermentação e maturação, técnicas de produção de espumantes, outros fermentados (frutas e hidromel), produção de destilados, tipos de bebidas destiladas mais importantes.

4ª Aula
Prática e expositiva, segurança, higiene e sanitização dos equipamentos e local de trabalho, envase da cerveja e vinho produzidos na aula 1, cálculo do teor alcóolico. Normas e legislação de bebidas no Brasil. Avaliação.


VAGAS LIMITADAS
AULAS AOS SÁBADOS

Carga horária: 28 horas

Para preencher sua intenção de matrícula, clique aqui